Logo após o fim da apuração do primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL), durante conversa com apoiadores no cercadinho no Palácio da Alvorada, chamou as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) de “estepe” e “trambique”.
O ex-capitão se referiu às ex-presidenciáveis dessa forma ao comentar que a política é um “self-service”. O chefe do Executivo já fez essa comparação em outras ocasiões para falar sobre as opções que eleitores tinham para votar.
“É aquela história de ‘vamos mudar’. Mas quem entra no meu lugar? A política é um self-service. Você tem eu, Lula, Ciro, a estepe, a trambique, que é decoradora sabe daquilo… E acabou, é o que está ali, pô”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro falou com apoiadores sobre a senadora Soraya Thronicke, candidata à presidência: pic.twitter.com/g7nQJkzAgd
— julia affonso ??️ (@julia_affonso_) October 3, 2022
Em uma entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, no final de agosto, o presidente usou a mesma expressão. Na ocasião, Bolsonaro comentava sobre a escolha dos candidatos. “Entendo que a eleição do dia 2 terá essa marca. Acho que o que tem na mesa é um self-service. A gente viu esses dias que tem pouca coisa para escolher”, destacou.