VÍDEO: “Bolsonaro é uma cópia fiel de Trump”, diz Lula antes de reunião com Biden

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 16:25
O presidente Lula (PT) e a âncora-chefe Christiane Amanpour,
Foto: Reprodução/YouTube/CNN

Nesta sexta-feira (10), durante sua visita a Washington, nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma entrevista à CNN, identificou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma “cópia fiel” do ex-presidente dos EUA, o republicano Donald Trump.

O petista fez as declarações antes de se reunir com o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, com quem se encontrará no Salão Oval da Casa Branca e, em seguida, no Cabinet Room. Os chefes de Estado prepararam uma declaração conjunto para ser divulgada após a reunião na Casa Branca.

O presidente iniciou seu pronunciamento falando sobre as eleições, que acontecem antes nos EUA do que no Brasil, e então, enxergamos as semelhanças, inclusive, a divisão muito marcada entre as alas políticas durante o pleito.

“Os democratas e republicanos estão muito divididos (..) Nunca poderíamos imaginar que em um país que era o símbolo da democracia no mundo alguém pudesse tentar invadir o Capitólio”, iniciou Lula, ao falar sobre as semelhanças entre os últimos grandes eventos antidemocráticos dos países.

Lula compreende as preocupantes semelhanças das invasões terroristas em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro, com a invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021. Inclusive, o alinhamento da extrema-direita próximo de Bolsonaro com Trump.

“[Não se esperava que] alguém pudesse ser tão desumano quanto era o presidente Trump. E o Bolsonaro é uma cópia fiel (…) não gostam de sindicatos. Eles não gostam do setor empresarial. Eles não gostam de trabalhadores, não gostam de mulheres. Eles não gostam de negros”, destacou o petista.

Assista ao vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link