VÍDEO: Bolsonaro fica calado em mais uma cerimônia militar depois de chorar

Atualizado em 8 de dezembro de 2022 às 14:08
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de cerimônia militar em Pirassununga, em SP
Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a uma cerimônia militar em Pirassununga, no interior de São Paulo. Assim como em suas últimas aparições, ele não discursou aos militares formandos de aspirantes a oficiais e seus familiares na Academia da Força Aérea. O evento teve transmissão do canal oficial do Planalto no Youtube e da TV Brasil.

No início desta semana, Bolsonaro chorou em frente às câmeras durante solenidade em Brasília. Apesar de parecer emocionado, o mesmo não aconteceu hoje. O chefe do Executivo cumprimentou os cadetes e os familiares deles, sendo aplaudido com gritos de “mito”.

Desde a derrota no segundo turno das eleições para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pessoas próximas ao chefe do Executivo descrevem seu estado como “apático” ou “depressivo”. 

Após um mês de reclusão com a derrota nas eleições presidenciais e um machucado na perna, Bolsonaro voltou a participar de eventos públicos. Essa é a terceira solenidade militar a que ele comparece em um período de 10 dias. O presidente não discursou em nenhum dos três eventos.

Veja:

O único a discursar no evento de hoje foi o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, que informou que Bolsonaro conversou com os cadetes antes da cerimônia começar, usando “lindas palavras de esperança”. No entanto, esse momento do encontro não foi transmitido.

O presidente foi ao evento acompanhado dos ministros da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), os generais Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno (Patriota), respectivamente. A deputada federal Carla Zambelli (PL), uma das maiores puxa-sacos do presidente, também estava no local.

No último evento público em que a deputada federal se encontrou com o presidente, um jantar do PL, eles acabaram discutindo. A discussão foi presenciada por parlamentares do partido. Segundo relatos de pessoas presentes, Bolsonaro estava irritado com a parlamentar golpista.

Desde o dia 26 de novembro, Bolsonaro já participou de quatro cerimônias do Exército: uma formatura da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende (RJ), duas promoções de oficiais em Brasília e, agora, uma formatura de cadetes da Aeronáutica em Pirassununga.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link