Em um novo vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que as meninas venezuelanas que ele encontrou em 2020, no Distrito Federal, estavam “arrumadinhas” para fazer programa. A declaração foi dada por ele em 16 de maio deste ano, em transmissão ao vivo na TV Brasil.
“Fui pra dentro da periferia de Brasília de moto. Entrei numa república de venezuelanas sábado à tarde. Eu vejo, paro a moto, olho pra trás, tem umas meninas de 14, 15 anos arrumadinhas. Me surpreendeu, eu voltei. Falei: ‘abre uma live’. Tinha umas 20 venezuelanas, meninas bonitas”, disse o presidente à época. “Se arrumando pra quê? É isso que queremos pra nossas filhas e netas?”, questionou.
Bolsonaro vem contando a história das venezuelanas há mais tempo. Aqui é um registro de um evento em maio, fala transmitida pela TV Brasil e pelo Facebook do próprio presidente, onde ele também dá a entender que elas se prostituíamhttps://t.co/bLc0Y7FR71 https://t.co/BlFWTm5nX2 pic.twitter.com/S7ojBBPMlr
— Fernanda Canofre (@fercanofre) October 18, 2022
Outra declaração sobre o mesmo assunto também foi feita por ele ao podcast Collab em 12 de setembro deste ano, um mês antes de dizer que havia “pintado um clima” entre ele e as garotas na mesma ocasião.
A esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou o trecho da entrevista em suas redes sociais. Na legenda, ela escreveu: “Inacreditável que o ‘Presidente’ já tenha exposto essas meninas venezuelanas, anteriormente em outra entrevista. A minha indignação só aumenta. O ‘cidadão de bem’ deveria ter denunciado se houvesse qualquer indício de exploração de menores. É essa proteção das famílias que ele prega?”
“Me chamou a atenção. Menina bonitinha, sábado? Por que me chamou atenção? Eram parecidas. Eu vi que apareceu mais uma, mais outra. Daí eu desci da moto e disse: Posso entrar aí? Tinha umas 15 meninas dessa faixa etária, 14, 15, 16 anos. Todas muito bem arrumadas, tinham tomado banho, estavam fazendo o cabelo. Venezuelanas. Estavam se arrumando pra quê? Alguém tem ideia? Quer que eu fale? Então, vou falar: para fazer programa”, afirmou Bolsonaro na entrevista.
Inacreditável q o “Presidente” já tenha exposto essas meninas venezuelanas, anteriormente em outra entrevista. A minha indignação só aumenta. O “cidadão de bem” deveria ter denunciado se houvesse qq indício de exploração de menores. É essa proteção das famílias que ele prega? pic.twitter.com/k05348hgbm
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 18, 2022
Na última sexta-feira (14), o presidente voltou a falar sobre o encontro em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro e disse que “pintou um clima” com as adolescentes venezuelanas.
“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, de moto. Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas no sábado numa comunidade, e vi que eram parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’, entrei. Tinha umas 15, 20 meninas sábado de manhã se arrumando. Todas venezuelanas. Aí, eu te pergunto: Menina bonitinha se arrumando sábado de manhã para quê? Para ganhar a vida”, disse.