O Senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução em favor do respeito à democracia no Brasil. O texto foi aceito por consenso pelos parlamentares e defende que o governo de Joe Biden reconheça imediatamente o resultado das eleições, além de rever a relação entre os países no caso de golpe.
O documento foi uma iniciativa de Bernie Sanders, que afirmou que “Bolsonaro pode tentar destruir a democracia brasileira”. O senador diz que o chefe do Executivo fez várias “declarações muito provocativas” e sugeriu que pode não aceitar o resultado das urnas.
Sanders ainda lembrou de declarações do presidente e ameaças de golpe, além de estudo da UFRJ sobre o aumento da violência política no país e do manifesto pela democracia.
“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconheçam um governo que tome o poder de forma antidemocrática e mandaria uma mensagem horrível para o mundo todo”, prosseguiu.
Veja:
Senado americano aprova resolução por eleições "livres e justas" no Brasil.
Ao falar sobre o documento, senador Bernie Sanders citou o risco de golpe militar no país. "Bolsonaro pode tentar destruir a democracia brasileira".
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/WEeAPqkSJv
— Metrópoles (@Metropoles) September 28, 2022