O porta-voz do Departamento de Estados dos Estados Unidos, Ned Price, afirmou nesta segunda-feira (9), sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o visto diplomático para diplomatas e chefes de Estados só é válido enquanto o político exerce o cargo, ao contrário, o indivíduo deve deixar o país em até 30 dias ou solicitar uma mudança de status de imigração.
“De forma geral, se alguém entra nos Estados Unidos com um visto A, essencialmente um visto diplomático para diplomatas estrangeiros e chefes de Estado, se um portador de um visto A não está mais envolvido em assuntos oficiais relacionados aos seus governos, cabe ao portador do visto sair dos EUA ou pedir uma mudança de tipo de autorização migratória em até 30 dias”, esclareceu o porta-voz.
Segundo Price, sem um motivo para estar no país, “qualquer indivíduo está sujeito a ser retirado pelo Departamento de Segurança Interna”.
Ao ser questionado sobre o visto “A” por repórteres, o porta voz falou que não poderia comentar sobre a situação do visto de pessoas específicas, mas falou de maneira geral sobre as regras de visto.
Bolsonaro embarcou para a Flórida no dia 30 de dezembro, dois dias antes do seu mandato terminar.
A presença do ex-presidente nos EUA, no entanto, se tornou alvo de intensas críticas após seus apoiadores invadirem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília no domingo (8).
Ao todo, cinco deputados americanos pediram a extradição de Bolsonaro.
Veja o vídeo:
Departamento de Estado diz que se alguém entra nos EUA com visto diplomático e não está mais em missão oficial, deve deixar o país ou pedir a mudança de status em 30 dias.
Resposta do órgão foi dada após pergunta sobre a situação de Jair Bolsonaro.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/ZYSWJad4zb
— Metrópoles (@Metropoles) January 9, 2023