VÍDEO – Bombas da Sabesp começam a drenar água das enchentes no RS

Atualizado em 21 de maio de 2024 às 0:03
Bombas de drenagem da Sabesp. Foto: Reprodução

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) enviou cerca de 18 bombas flutuantes de alta capacidade ao Rio Grande do Sul para ajudar a drenar água das áreas mais afetadas pelas enchentes.

Dessas bombas, nove foram destinadas a Porto Alegre, oito para Canoas e uma para Novo Hamburgo.

Os equipamentos já estão funcionando nos bairros Sarandi, Humaitá e em cidades como São Leopoldo e Canoas. Além disso, a região do aeroporto Salgado Filho também será equipada com as bombas.

Imagem aérea de uma das drenagens. Foto: Reprodução

A máquina pesa dez toneladas e pode bombear cerca de dois mil litros de água por segundo ou 7,2 milhões de litros por hora. Por serem flutuantes, não requerem uma estrutura fixa, o que facilita a instalação em áreas atingidas.

As bombas operam sugando a água de baixo para cima, através de canos e mangueiras de até 40 metros de comprimento, e depois lançam a água de volta ao Guaíba e à várzea do Rio Gravataí.

Além da Sabesp, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), empresários e produtores de arroz também forneceram bombas, variando conforme a potência de cada uma.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link