VÍDEO – Brasileiro é agredido por policiais com cabeçadas em Portugal

Atualizado em 5 de junho de 2024 às 12:42
Brasileiro leva cabeçadas de policial em Lisboa. Foto: reprodução

O brasileiro Karyllan Guimarães Loureiro foi agredido por um policial enquanto trabalhava com um tuk tuk, veículo usado em passeios pelos principais pontos turísticos de Portugal, no centro de Lisboa. Karyllan levou duas cabeçadas de um agente da polícia municipal, e as cenas foram captadas por turistas que circulavam na movimentada Praça do Comércio.

O incidente, ocorrido na última quinta-feira (30), gerou grande repercussão nas redes sociais e programas de televisão. As imagens mostram Karyllan conversando com um policial quando o agente agressor chega e dá a primeira cabeçada. No momento da segunda agressão, Karyllan está diante do tuk tuk de braços levantados quando é golpeado novamente e empurrado para o banco do veículo de turismo.

O brasileiro tem autorização de residência e trabalha como guia e motorista do popular carrinho de turismo há oito meses. A discussão teria começado por causa de um estacionamento supostamente errado.

Segundo testemunhas ouvidas pela TV “SIC Notícias”, primeiro ele foi agredido com tapas pelos policiais por estar tentando “angariar” turistas para o passeio. “Foi tapa de mão aberta na cara. Logo em seguida, eu levanto do tuk tuk, vou para fora falar que ele não pode me bater, encostar a mão em mim, porque ele não tem direito. Então, vem o seu parceiro, que me dá uma cabeçada de cara. Foi um choque total, quase desmaiei”, relatou Karyllan.

Em contato com o blog “Portugal Giro”, do jornal O Globo, Karyllan disse que sua advogada orientou que ele só falasse sobre as agressões “na sua presença”. Com o aval dele e de sua defensora, o brasileiro comentou à TV “SIC Notícias” que o segundo golpe foi ainda pior: “Estou com dores no queixo, nariz e ombros.”

Karyllan prestou queixa à Polícia de Segurança Pública (PSP), onde apresentou um relatório médico. A Polícia Municipal abriu um inquérito disciplinar, mas afirmou que os policiais pediram aos motoristas para descerem da calçada e que um deles teria sido agressivo.

Os vídeos estão sendo amplamente por páginas portuguesas que exaltam a xenofobia e o racismo contra brasileiros, africanos e ciganos que moram em Portugal. Uma página chama Karyllan de “favelado”, a outra diz que ele é “marginal”, e retrata outros imigrantes como escumalha, um termo usado para dizer que são a escória da sociedade.

Representantes dos partidos Bloco de Esquerda e Pessoas Animais e Natureza (PAN) pediram oficialmente o esclarecimento da prefeitura da capital de Portugal.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link