Neste sábado (27/08) em Vitória da Conquista, na Bahia, Jair Bolsonaro (PL) realizou uma nova motociata, e voltou a andar de motocicleta sem capacete. As imagens da infração de trânsito foram divulgadas pelo ex-capitão nas suas redes sociais. No vídeo, ele aparece ainda pilotando o veículo com apenas uma das mãos em determinado momento. Na garupa está João Roma (PL), que concorre ao governo do estado, também sem capacete.
Chama a atenção não apenas o fato de Bolsonaro registrar a infração sem qualquer pudor mas, principalmente, o fato de ele estar cercado por policiais rodoviários federais. Em teoria, eles deveriam parar a moto, coibir a infração de trânsito gravíssima, passível de 7 pontos na carteira de motorista, e dar uma multa de R$ 293,47 ao presidente. Os agentes, no entanto, não o questionam e apenas escoltam Bolsonaro pelo percurso durante o ato de campanha.
A infração cometida pelo presidente, vale lembrar, é a mesma que, recentemente, culminou na morte de Genivaldo de Jesus em uma câmara de gás improvisada no camburão por policiais rodoviários federais em Sergipe. Naquela ocasião, no entanto, os agentes da PRF pararam o homem que pilotava a moto sem capacete e o levaram até um viatura, onde posteriormente foi morto asfixiado com uma granada de gás na traseira do veículo. Vale registrar ainda que essa não é a primeira vez que Bolsonaro anda de moto sem capacete desde a morte do homem em Sergipe.
O caso ganhou repercussão nacional, mas o andamento da investigação foi posto em sigilo pela PRF por 100 anos. Bolsonaro, ao se posicionar sobre o tema, chegou a chamar Genivaldo de ‘marginal’.
Confira o vídeo abaixo:
Bolsonaro chega a Vitória da Conquista e faz motociata com João Roma pic.twitter.com/ASF8ZMreMa
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) August 27, 2022