Após a morte da rainha Elizabeth II, o Rei Charles III, que assumiu o trono de sua mãe no Reino Unido, fez seu primeiro pronunciamento como rei na tarde desta sexta-feira (9) no Palácio de Buckingham, em Londres. O discurso do novo rei, além de homenagear a vida da falecida rainha, trouxe como destaque a continuidade da monarquia parlamentar no país.
“Sentimos muito neste dia. Sua majestade, a rainha, minha querida mamãe, foi uma inspiração e exemplo para mim e toda a minha família. E devemos a ela tudo o que qualquer família deve para as mães, por seu amor, afeto, conselhos, compreensão e exemplo”, disse. “A rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida, e prestou muitos serviços ao país. E esse compromisso [dela com o país] eu renovo hoje”.
O novo rei além de nomear o casal William e Kate como Príncipe e Princesa de Gales, anunciou que o filho mais velho será seu herdeiro. Posteriormente, o monarca anunciou o título de “rainha consorte” a sua esposa Camila e declarou apoio ao filho Harry, duramente criticado pela família real por conta de seu casamento. “Quero expressar meu amor por Harry e Meghan que constroem suas vidas em outro país”.
“Para a minha querida mamãe, quando começa sua jornada, vou simplesmente agradecer, por seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu”, completou.
Veja o discurso:
⚫?? El rey Carlos III dio un mensaje al Reino Unido un día después de la muerte de Isabel II; en éste se comprometió a servir toda su vida a los británicos como lo hizo su madre, a quien calificó de "inspiración" y "modelo".
➡️ https://t.co/3YvTYeWWeX pic.twitter.com/5RPctT9mHj
— Excélsior (@Excelsior) September 9, 2022