VÍDEO: Chuva derruba parte de teto de shopping na Zona Sul de SP

Atualizado em 11 de outubro de 2024 às 23:20
shopping SP Market sem parte do forro
Parte do forro do shopping SP Market – Reprodução/X

Nesta sexta-feira (11), uma forte tempestade acompanhada de ventos intensos causou estragos significativos no shopping SP Market, localizado na zona sul de São Paulo. Parte da fachada do centro comercial foi arrancada, e o forro do teto desabou, assustando clientes que estavam no local no momento do incidente. Apesar dos danos, não houve relatos de feridos. Com informações da Folha de S.Paulo.

Usuários da rede social X (antigo Twitter) comentaram sobre o ocorrido. Um dos posts ironizou a situação: “Milton paulistano levou o teto do SP Market”, referindo-se ao furacão que recentemente atingiu a Flórida, nos Estados Unidos.

Assim que a estrutura foi afetada, a equipe de brigada do shopping agiu rapidamente, isolando a área danificada. O local continuou operando normalmente, mantendo as demais atividades e garantindo a segurança dos frequentadores.

Problemas na Barra Funda

A tempestade também gerou transtornos em outras áreas da cidade. Na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, o comerciante Leonardo Sores, proprietário da Cervejaria Central, sofreu prejuízos devido à falta de energia elétrica. O comerciante foi obrigado a fechar o estabelecimento, cancelando reservas e frustrando clientes. “Sem luz e sem previsão de retorno, não tivemos escolha”, lamentou.

Outros comércios nas proximidades da Rua Sousa Lima também enfrentaram o mesmo problema, com diversos estabelecimentos sendo prejudicados pela queda de energia.

Posicionamento da Enel

A concessionária Enel informou, em nota, que as fortes chuvas e ventos de até 87 km/h causaram danos à rede elétrica nas zonas sul e oeste da capital, além de afetar municípios próximos como Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri. A empresa afirmou que acionou um plano de emergência e reforçou suas equipes para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas atingidas.

Outros danos causados pelo temporal

Na zona sul, o temporal também causou a destruição da portaria de um edifício na Vila Mascote. O porteiro, Pedro Torres, relatou que o vento destruiu janelas e portas do prédio, descrevendo a cena como um “vulto passando”. Ele relatou ainda que uma moradora quase foi arrastada pelo vento enquanto passeava com seu cachorro.

Impacto nos voos

Já o aeroporto de Congonhas, também na zona sul, foi fechado temporariamente devido ao mau tempo. Entre 19h53 e 20h12, seis voos que deveriam pousar no local foram desviados para outros municípios. Além disso, duas decolagens foram canceladas, e os passageiros afetados deverão entrar em contato com as companhias aéreas para remarcações.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line