VÍDEO – Cid Gomes critica seu irmão fracassado: “Ciro fez política com o fígado”

Atualizado em 28 de fevereiro de 2023 às 20:53
Cid Gomes critica o irmão, Ciro Gomes, por briga no PDT em 2022. Foto: Reprodução

Cid Gomes criticou seu irmão por ter apoiado a candidatura de Roberto Cláudio (PDT) a governador e ter atacado Lula durante a eleição de 2022. Defensor de uma aliança do PT com o PDT no Ceará, ele diz que Ciro “fez política com o fígado” na ocasião.

Havia um consenso no PDT de indicar Izolda Cela para disputar a eleição no ano passado, escolha que contou com a anuência do PT. Ciro, entretanto, decidiu apoiar a candidatura de Cláudio, o que gerou um rompimento entre os irmãos.

“É um misto do Ciro fazer política com o fígado e Roberto Cláudio ter exagerado na sua ambição pessoal. É natural que ele queira governar o estado, foi um grande prefeito de Fortaleza, mas ele exagerou, achou que o céu era perto, achou que conseguiria e eu via claramente que não”, afirmou em entrevista ao podcast As Cunhãs.

Para Cid, o irmão “deixou a questão irreversível” e, por isso, ele decidiu não apoiar a candidatura de Cláudio. “Eu disse aos dois que estava fora, que achava aquilo absolutamente equivocado, era um tiro no pé”, prosseguiu.

Ele argumenta que Ciro, então candidato à presidência pelo partido, “não soube compreender a polarização” da eleição. “Ali as pessoas não queriam ouvir um projeto de governo, era um contra o outro. O bolsonarista era contra o Lula e o Lula era contra o Bolsonaro, não havia espaço para uma terceira via”, avalia.

“A gente estava construindo a manutenção de uma aliança do PT com o PDT, apoiando um candidato do PDT. Você quer mais do que isso? O Camilo [Santana], um governador muito popular, o Lula no Ceará ultra popular, os dois dispostos a apoiar um candidato do PDT, e você achar que eles manifestarem uma preferência dos quatro nomes que o próprio PDT colocou seria uma intromissão partidária… Eu próprio não acho que seja”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link