VÍDEO: Com Bill Gates, Lula critica ricos e diz que fome no mundo “não é falta de dinheiro”

Atualizado em 23 de setembro de 2024 às 23:46
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do empresário Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo. Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta segunda-feira (23) os ricos e a fome no mundo durante sua particpação em uma evento ao lado de Bill Gates, em Nova York, nos Estados Unidos.

Lula foi ovacionado ao receber o prêmio Goalkeepers, organizado pela Fundação Bill e Melinda Gates. Ao apresentar o petista, o empresário norte-americano destacou a trajetória de vida do presidente brasileiro e o chamou de “inspirador”.

Em seu discurso, o petista criticou a falta de recursos para combater a fome e destacou que a miséria não leva à revolução, mas à submissão. Segundo Lula, o problema da fome no mundo não “não é falta de dinheiro”, mas à ausência de vergonha por parte dos governos.

“Trilhões de dólares circulam, com gente cada vez mais rica sem produzir um copo e vivendo de especulação”, destacou.

Lula também alfinetou os bilionários, afirmando que “rico não precisa do Estado”. “Quem precisa são os que não tem oportunidade de estudar, quem não inventou a Microsoft”.

Apesar de elogiar a criação da fundação de Bill Gates como uma ação “louvável”, Lula declarou que as ações não são suficientes para resolver os problemas do mundo. “O que vai resolver não é doação. Mas politicas públicas”, disse, arrancando aplausos da plateia.

“O problema é que temos cinco mega empresários que tem mais dinheiro que dez países”, afirmou. “Não sou contra ricos. Mas sou contra existir gente pobre”, acrescentou Lula, ao lado de um dos homens mais ricos do mundo.

 

Publicado por @metropoles
Ver no Threads

 

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line