A convenção municipal da federação PSDB-Cidadania, em que o apresentador José Luiz Datena reafirmou sua candidatura à Prefeitura de São Paulo e anunciou o ex-senador José Aníbal como presidente municipal do PSDB, foi marcada por confusão com a ala pró-Nunes do partido.
Ao chegar à convenção na manhã de sábado (27), na Assembleia Legislativa, Datena fez duras críticas ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e elogiou o PSDB, afirmando: “Isso não é democracia, é baderna.”
Vale destacar que, o grupo liderado pelo ex-presidente municipal do PSDB, Fernando Alfredo, defende que o PSDB apoie a reeleição de Nunes.
A convenção municipal da federação PSDB-Cidadania para confirmar o apresentador Datena na disputa pela Prefeitura de São Paulo, na manhã deste sábado (27), teve confusão após tucanos contrários a ele terem a entrada barrada na Assembleia Legislativa. Leia mais:… pic.twitter.com/JpuSVNehVC
— Folha de S.Paulo (@folha) July 27, 2024
Após a convenção, Datena afirmou que sairia pela porta da frente. Ele foi ao portão da Alesp, onde bateu boca com manifestantes pró-Nunes, que estavam barrados do lado de fora. Com apitos e cornetas, os manifestantes gritavam por “democracia” e chamavam Datena de “arregão”.
Ao entrar no carro para ir embora, Datena chamou os manifestantes de “vagabundos do caralho” e, pouco antes, também os xingou de “bando de filho da puta”. Ele também acusou os manifestantes de serem pagos por Ricardo Nunes para estarem ali.
Diferente de suas tentativas anteriores na política, Datena interagiu com eleitores nas ruas neste mês. Esta é a primeira vez que sua pré-candidatura chega à etapa da convenção. Anteriormente, seu contrato e remuneração na Band dificultavam sua migração para a política.
Datena, filiado ao PSDB desde abril, alcançou 11% na pesquisa Datafolha divulgada recentemente, ficando atrás de Nunes (24%) e Guilherme Boulos (PSOL, 23%), e próximo do coah bolsonarista Pablo Marçal (PRTB, 10%).