VÍDEO – Deputado rouba projeto de lei e foge no Parlamento de Taiwan

Atualizado em 17 de maio de 2024 às 13:53
Parlamentar governista foge com projeto de lei da oposição em Taiwan. Foto: Reprodução

No Congresso de Taiwan, um deputado da base governista roubou o documento de um projeto de lei e fugiu para evitar sua aprovação. O texto, que trata de uma reforma legislativa e foi apresentado pela oposição, gerou uma briga generalizada.

O caso aconteceu nesta sexta (17), às vésperas da posse do presidente do país, Lai Ching-te, eleito em janeiro. Ele, que é filiado ao Partido Democrático Progressista (PDP), vai assumir sem maioria no Parlamento e o projeto de lei é da autoria do Kuomintang (KMT), principal partido da oposição, que quer dar ao legislativo mais poder.

A proposta roubada pelo parlamentar inclui uma medida controversa para criminalizar congressistas que disseminam informações falsas. O KMT se aliou a outra sigla de oposição, o Partido Popular de Taiwan, para angariar a maioria absoluta e impor suas pautas de preferência.

A base governista reclama de um suposto “abuso de poder institucional” e alega que as duas siglas oposicionistas têm forçado a aprovação das propostas sem um processo de consulta habitual no Parlamento. Veja o momento em que o parlamentar rouba o documento do projeto de lei e foge:

 

Não é a primeira vez que uma confusão polêmica acontece no Parlamento de Taiwan. Em 2020, por exemplo, deputados do KMT jogaram tripas de porco no chão da câmara durante a votação sobre a flexibilização de carne suína dos Estados Unidos.

Na briga desta sexta, alguns parlamentares trocaram socos e alguns chegaram a saltar sobre as mesas e puxar colegas para o chão. Veja:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link