O ministro da Justiça, Flávio Dino, se manifestou sobre o vídeo de brasileira sendo alvo de xenofobia de uma portuguesa. Ele ironizou a declaração da mulher e brincou que o Brasil tem direito a “reciprocidade” já que seu país invadiu o Brasil no passado.
“Ela diz assim: ‘vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito por reciprocidade. Porque em 1500 eles invadiram o Brasil, nós estamos todos de acordo e concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto. Aí fica tudo certo, a gente fique quite”, afirmou Dino.
A declaração ocorreu durante o lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Veja:
O ministro da Justiça, Flavio Dino, afirmou nesta terça-feira, 7, que brasileiros devem ter direito de "invadir" Portugal e que o país deve devolver o ouro comercializado na época da colonização. A fala de Dino aconteceu após a repercussão de um vídeo de uma brasileira sendo alvo… pic.twitter.com/eiI0LelFFr
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) November 7, 2023
O ministro comentava sobre o episódio em que uma brasileira de 35 anos foi atacada no aeroporto da cidade de Porto, em Portugal. O caso aconteceu nesta segunda (6) e a mulher manda a imigrante “voltar para a sua terra”, chamando-a de “porca”.
“Pode filmar o que quiser, pode pôr na internet. Olha aqui a minha carinha. Vá para sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você é brasileira, vá para a sua terra”, afirmou a mulher.
A vítima não quis revelar sua identidade. As ofensas ocorreram após confusão no aeroporto: a amiga da agressora derrubou uma mala no pé da brasileira enquanto elas desciam a escada rolante. Após reclamação, elas começaram a discutir e a portuguesa respondeu: “Doeu? É problema seu”, passando a ofendê-la na sequência.
“Vá para sua terra, sua porca”: brasileira é vítima de xenofobia em Portugal #DCMnoX pic.twitter.com/9G2u4biV3P
— DCM ONLINE (@DCM_online) November 7, 2023