John Bolton, conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos durante parte do governo Donald Trump e embaixador do país na ONU na gestão George W. Bush, reconheceu ter participado do planejamento de golpes de Estado em outras nações.
O comentário foi feito ao canal de TV CNN em entrevista sobre a comissão do Congresso que apura o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. O diplomata desdenhou da capacidade de Donald Trump de planejar “um golpe de Estado cuidadosamente”.
Ao apresentador Jake Trapper, Bolton sugeriu que Trump não seria competente o suficiente para levar a cabo “um golpe de Estado cuidadosamente planejado” e disse: “Como alguém que já ajudou a planejar golpes de Estado, não aqui, mas, você sabe, em outros lugares, [sei que] isso é algo que dá muito trabalho.”
O jornalista questionou Bolton a quais golpes ele se referia, e Bolton respondeu: “Eu não vou entrar nas especificidades”. Perguntado sobre a Venezuela, afirmou: “Não foi bem-sucedido. Não que nós tivéssemos muito a ver com isso, mas eu vi o trabalho que deu para a oposição tentar tirar do poder um presidente eleito de maneira ilegal e falhar”.
Abaixo trecho do vídeo, legendado:
Jake Tapper questiona o passado de John Bolton.
Bolton: "Não vou entrar em detalhes, mas…"
Tapper: "Golpes bem sucedidos?"
Bolton menciona o fracassado golpe venezuelano.
Tapper: "Sinto que há outras coisas que você não está me contando".
— Cleber Lourenço (@ocolunista_) July 12, 2022
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link