VÍDEO: “Direitos humanos é o car***”, diz Jair Renan a policiais em SC

Atualizado em 26 de setembro de 2024 às 23:27
Jair Renan Bolsonaro (PL), candidato a vereador em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, sorrindo para a câmera perto de foto do pai e bandeira
Jair Renan Bolsonaro (PL), candidato a vereador em Balneário Camboriú, em Santa Catarina – Reprodução

Jair Renan Bolsonaro (PL), conhecido como o “filho zero-quatro” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está estreando na política como candidato a vereador em Balneário Camboriú. No entanto, sua campanha tem sido marcada por poucos discursos e polêmicas nas raras ocasiões em que se pronuncia.

Viralizou nos últimos dias o vídeo do momento em que, durante um evento de campanha em Itajaí, ao lado de Robison Coelho, candidato a prefeito pelo PL, e de profissionais de segurança pública, o político proferiu um discurso com palavras fortes e ofensivas, em que atacou os direitos humanos.

“Direitos humanos é o caralh*. Vocês são policiais, estão aqui pra defender a gente. Defender a vida. Vocês estão com o fuzil na mão. Se o cara atira, você tem que atirar de volta sim. Você não tá com o fuzil pra fazer carinho”, disse ele durante o evento.

Apesar de concorrer ao cargo de vereador em Balneário Camboriú, Jair Renan afirmou que estará “à disposição de toda a tropa, para toda Santa Catarina”. No entanto, o cargo que ele almeja não o qualifica para atuar em questões de segurança pública em âmbito estadual.

@diarinho_

???️ QUIETO É UM POETA| Jair Renan Bolsonaro (PL) fez um “discurso infeliz” durante um evento no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. A fala do candidato a vereador em Balneário Camboriú teria motivado o pedido para que ele ficasse calado nos próximos eventos políticos. ? O link da matéria completa está disponível no stories ou destaque #tánofeed no perfil do DIARINHO. #tonodiarinho #noticias #eleicoes #politica #jairrenanbolsonaro #jairbolsonaro #eleicoes2024 #itajai #balneariocamboriu #santacatarina #sc #diarinho

♬ som original – Jornal DIARINHO

Ao lado do filho de Bolsonaro no evento estava Tadeu Andrade, um policial militar da reserva, condenado por tortura e que já havia sido preso pela PM por sua participação em uma operação irregular para expulsar pessoas em situação de rua em Itajaí.

Com uma candidatura considerada uma aposta do PL para puxar votos, Jair Renan acabou sobrepondo outras candidaturas viáveis do partido em Balneário Camboriú, especialmente no que diz respeito ao suporte financeiro.

No entanto, sua atuação na campanha levanta questionamentos, já que ele pouco tem discutido os problemas da cidade onde mora há pouco mais de um ano. Questões como a balneabilidade da Praia Central, que afeta diretamente o turismo local, e a falta de habitação em uma das áreas mais caras do Brasil, ainda não foram abordadas por ele.

Na última semana, durante um comício em Balneário Camboriú organizado para promover a candidatura de Jair Renan, um momento chamou a atenção do público. Quando o apresentador do evento chamou o “zero-quatro” para falar, o ex-presidente Jair Bolsonaro, presente no local, fez um sinal de “não”, indicando que preferia que o filho permanecesse em silêncio.

Esse gesto sugere que, para o pai, o silêncio do rapaz pode ser mais benéfico. No entanto, para o cenário democrático, essa postura tem sido vista como um retrocesso.