VÍDEO: Eleição de Lula deu “novo fôlego” para a América Latina, diz chanceler russo

Atualizado em 14 de maio de 2024 às 23:49
Sergey Lavrov de óculos, em close, falando com expressão séria
Sergey Lavrov citou Lula em discurso – Reprodução

Nesta terça-feira (14), Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu “novo fôlego” para países da América Latina e do Caribe. “O continente africano, a União Africana e inúmeras estruturas sub-regionais são parceiros tradicionais da Rússia e da China. O mesmo vale para a América Latina”, iniciou.

“Lá, a Comunidade dos Países Latino-Americanos e Caribenhos, principalmente com a chegada ao poder no Brasil do presidente Lula está ganhando um ‘segundo fôlego’ e é novamente um ‘ímã’ para todos os países da região. A Rússia e a China têm relação com esta estrutura. Então, temos muitos aliados e este número vai crescer, eu não tenho dúvidas”, seguiu.

Lavrov concluiu: “E é claro que tudo isso será em benefício da democratização das relações internacionais, quanto todos tomarão seu lugar nos assuntos mundiais de forma justa e contribuindo para o desenvolvimento da economia mundial, política e sistema de segurança. E não às custas de chantagem, ameaças e ultimatos, como o Ocidente está fazendo agora”.

Em fevereiro, Lula recebeu o diplomata no Palácio da Alvorada. O chanceler russo estava no Brasil para a reunião do G20, mas também conversou com o petista sobre temas da agenda bilateral e questões globais, além de reforçar o convite para a Cúpula dos BRICS, em outubro, na Rússia.

O chefe do governo brasileiro confirmou presença no evento e reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas. O brasileiro também destacou a necessidade de melhorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link