O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou uma indireta ao bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), que tem feito uma série de ataques a ele desde a semana passada. Durante discurso, o magistrado afirmou que o Judiciário está acostumado a combater “mercantilistas estrangeiros”.
“O Poder Judiciário está acostumado a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia e políticos extremistas e antidemocráticos que preferem se subjugar a interesses internacionais do que defender o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Moraes nesta sexta (19).
A declaração ocorreu durante o lançamento do Museu da Democracia, na antiga sede do Tribunal Superior Eleitoral, no Centro do Rio de Janeiro.
VÍDEO | Moraes diz que ‘mercantilistas estrangeiros’ tratam Brasil como colônia e manipulam redes sociais (via @EstadaoPolitica) > https://t.co/cA7DrA3vL1
? Pedro Kirilos/Estadão pic.twitter.com/XQ7SZAPGjm
— Estadão ?️ (@Estadao) April 19, 2024
O ministro ainda criticou a união de “irresponsáveis mercantilistas, ligados às redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”. Musk se tornou alvo de uma investigação da Polícia Federal e incluído no inquérito das milícias digitais do Supremo, mas não não foi citado no discurso de Moraes desta sexta.
“A Justiça Eleitoral não se abala, continuará defendendo a vontade do eleitor, contra a manipulação do poder econômico das redes sociais, algumas delas que só pretendem o lucro”, prosseguiu, citando a união do “abuso do poder econômico” com o “autoritarismo extremista de novos políticos”.
Para Moraes, o Museu da Democracia servirá para “mostrar a conquista brasileira com as urnas eletrônicas” e “a reação do Poder Judiciário brasileiro para garantir a democracia no Brasil”.