Em meio a ataques contra o adversário Pedro Castillo e a Cuba, a candidata de direita Keiko Fujimori finalmente admitiu nesta segunda-feira (19) a derrota na eleição presidencial do Peru.
Em seu discurso, Fujimori declarou que vai reconhecer os resultados da eleição peruana “porque é o que a lei e a Constituição determinam”.
A candidata disse ainda que o rival socialista venceu de maneira “ilegítima”, e prometeu mobilizar seus apoiadores.
“O comunismo não chega ao poder para soltá-lo (…) Estou totalmente segura que os peruanos não vão permitir que Pedro Castillo e Vladimir Cerron convertam o Peru em Cuba ou Venezuela”, disse.
Castillo ganhou o segundo turno de 6 de junho com 44.000 votos de diferença, mas o resultado oficial foi adiado devido a diversos recursos apresentados por Fujimori com o objetivo de anular algumas cédulas por suposta fraude.
Hoje mais cedo, a autoridade eleitoral do Peru informou que anunciará o vencedor da eleição nesta semana, após rejeitar os últimos apelos da candidata conservadora.
Veja:
?? Keiko Fujimori anuncia que vai reconhecer os resultados da eleição peruana “porque é o que a lei e a Constituição determinam”.
Proclamação da vitória de Pedro Castillo, seu opositor, deve sair nos próximos dias. pic.twitter.com/21gMnmnc4C
— Eixo Político (@eixopolitico) July 19, 2021