Na tarde desta quinta-feira (6), estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), protestaram em frente à reitoria da instituição, na capital baiana, por conta do corte de verbas de mais de R$2 bilhões feito pelo Governo Federal na educação dois dias antes do primeiro turno das eleições.
O ato começou nas escadas que dão acesso ao prédio, até que às 11h15 as portas do salão foram abertas e os manifestantes ocuparam o auditório. Os estudantes levaram faixas e cartazes pedindo por mais respeito a educação e contra a corrupção.
Alunos e profissionais da UFBA vão às ruas de Salvador em manifestação contra os cortes às verbas para educação. pic.twitter.com/k0r7mk4Jia
— BCharts (@bchartsnet) October 6, 2022
O anúncio do bloqueio do orçamento do Ministério da Educação foi feito na quarta-feira (5), o confisco deve impactar nas atividades da pasta, além das universidades e institutos federais.
O corte no MEC representa para as unidades vinculadas e instituições federais de ensino, uma redução de 5,8% nos limites de movimentação e empenho.
Durante transmissão ao vivo no mesmo dia do anúncio, Bolsonaro criticou a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, após ter mandado a Polícia Federal investigar uma suposta participação do presidente no esquema de liberação de verbas do Ministério da Educação, sob a gestão de Milton Ribeiro. Bolsonaro disse que a decisão da ministra é “mais um constrangimento eleitoral”.