Poucos minutos depois de decolar da plataforma de lançamento, o foguete Starship da SpaceX explodiu nesta quinta-feira (20). A nave encontrava-se sem tripulantes por se tratar de um voo teste.
A missão terminou com uma parte do veículo explodindo no céu. A SpaceX ainda não informou as causas do incidente. O lançamento ocorreu às 10h34 no horário de Brasília. A empresa afirmou nas redes sociais que “as equipes continuarão revisando os dados e trabalhando”.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, disse a SpaceX em seu perfil no Twitter.
O bilionário e dono da empresa, Elon Musk, por meio de suas redes sociais, também comentou acerca da catástrofe.
“Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, escreveu Musk.
O veículo havia sido projetado com o objetivo de transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que o Starship pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários.
Nas redes, circulam vídeos do momento da explosão da nave, confira a seguir:
Foguete da SpaceX explode após lançamento
O foguete Starship explodiu minutos após o seu lançamento nesta quinta-feira (20). Apesar de não ter conseguido atingir a órbita da Terra e ter explodido, o teste foi considerado um sucesso.#br104 pic.twitter.com/vpmSL8nGo3
— BR104 (@portalbr104) April 20, 2023
Starship não tripulada da SpaceX explode na tentativa de lançamento nesta quinta-feira (20).
Após a decolagem, a Starship da SpaceX explodiu no ar na primeira tentativa de lançamento. O foguete mais poderoso já construído é desacoplado. pic.twitter.com/1apEOMxeHR— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) April 20, 2023