Um vídeo mostra o desespero de funcionários da obra do Metrô da Linha 6-Laranja, que causou um desmoronamento na Marginal Tietê no dia de hoje (1). Os trabalhadores tentam alertar os colegas na galeria sobre o vazamento.
Na gravação, funcionários avisam o segurança para acionar o alarme, enquanto o local é tomado por esgoto.
“Tem um monte de gente nas máquinas”, afirma um. “Fala pros caras das máquinas saírem das máquinas”, diz o outro. “Vai inundar tudo”.
Leia mais:
1- Caso Moïse Kabagambe: Prefeitura do Rio suspende alvará de quiosque
2- Damares tem 10 dias para explicar ‘disque-denúncia’ a antivacinas; entenda
3- Bolsonaro culpa atingidos por chuvas em SP: “Faltou visão de futuro”
Desmoronamento na Marginal Tietê
O desabamento aconteceu por volta das 9h de hoje, no sentido Ayrton Senna, antes da Ponte do Piqueri, na Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo.
Ninguém ficou ferido. Dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada foram levados para o hospital.
Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Galli, ao g1, o vazamento de uma galeria de esgoto causou o acidente. De acordo com ele, o solo provavelmente não suportou o peso da galeria e acabou se rompendo.
O Corpo de Bombeiros informou inicialmente que uma máquina conhecida como “tatuzão” havia rompido uma adutora, causando o alagamento. Mas, o secretário afirma que o equipamento passava três metros abaixo da galeria e não teve contato com a adutora.
“Houve o rompimento da galeria que passa no sentido transversal ao túnel e houve o início de vazamento às 8h21. O solo não aguentou. A tuneladora passava a 3 metros dessa galeria, portanto não houve um impacto da tuneladora com a galeria”, afirmou Galli ao g1.
Uma auditoria será aberta para investigar as causas do acidente.