O nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conquistou a medalha de ouro na Paralimpíada de Paris nesta quinta (29). Ele ficou em primeiro lugar nos 100m de costas da categoria S2 (de nadadores com deficiência física severa) e recebeu a primeira premiação do Brasil na competição.
Gabrielzinho marcou 1 minuto 53 segundos na competição, seis segundos melhor que o tempo alcançado por ele na classificatória, que ocorreu pela manhã. Ele foi o único a ficar abaixo dos dois minutos. Vladimir Danilenko, da Rússia, ficou com a prata, e Alberto Abarza, do Chile, com o bronze.
O nadador já havia conquistado a medalha de prata há três anos, nos Jogos de Tóquio, ocasião em que o chileno conseguiu o primeiro lugar.
Veja como foi o ouro de Gabrielzinho, o fenômeno da natação na Paralimpíadas. Fez o melhor tempo da vida dele. pic.twitter.com/T7pexHwhw3
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 29, 2024
A medalha de ouro foi a quarta do paratleta, que tem 22 anos. Em Tóquio, além da prata nos 100m costas, ele ficou com o ouro nos 200m livre e 50m costas. No sábado (31), Gabrielzinho voltará às piscinas para defender o título dos 50m costas.
“Eu estou muito feliz, emocionado com o que foi a prova, porque é muito difícil e mexe comigo, por ter sido prata e por ter sido muito difícil para mim. A gente fez de tudo para que essa medalha de prata virasse ouro. Eu não nadei, eu amassei, eu acabei com a prova”, afirmou o paratleta após a conquista.
Para ele, o ouro na competição é “um sonho realizado”. Veja a entrevista:
GABRIELZINHO DO BRASIL! É MEDALHA DE OURO! ?#ParalimpíadasNoGe #Paris2024 #JogosParalímpicos pic.twitter.com/0bYVZNeAh0
— ge (@geglobo) August 29, 2024