Em um episódio tenso na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16), os deputados federais Glauber Braga (PSOL-RJ) e Kim Kataguiri (União-SP). O incidente ocorreu no fim do corredor das comissões, área de grande movimentação política.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ouve-se Glauber chamando Kim de “defensor do nazismo”, enquanto Kim pede que ele repita a frase, sugerindo uma possível ação legal futura.
As falas do psolista fazem referência ao episódio do Flow Podcast em que o deputado que se apresenta liberal afirmou que o Brasil deveria permitir a criação de um partido com a filosofia de Adolf Hitler.
“Eu só quero que você saiba o seguinte: cada vez que eu te ver em um lugar e os marginais do MBL vierem querer me intimidar, sabe o que vai acontecer?”, disse Glauber Braga antes de ser interrompido sendo chamado de mentiroso e os dois começarem a trocar empurrões.
Momento que Glauber Braga chama Kim Kataguiri de “defensor do nazismo” e seguranças entram no meio deles para separar briga. Se compartilhar o vídeo, diz que saiu daqui. Eu deixo aberto aí para baixar, só avisem de onde saiu. pic.twitter.com/qsimdQtIaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024
Antes da confusão com Kim, Glauber expulsou da Câmara, com empurrões e um chute, um membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro. O influenciador, ligado ao MBL, foi acusado pelo deputado de intimidá-lo e provocar agressões.
Em vídeos compartilhados online, Glauber questiona Costenaro sobre uma acusação de violência doméstica e o associa a um incidente anterior de agressão a uma funcionária da Universidade Federal do Paraná em 2023.
Glauber Braga expulsa militante do MBL da Câmara na base do chute na bunda. Vídeo do @LulaMarques pic.twitter.com/W1JaRVqcaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024