Antonio Denarium (PP), governador bolsonarista de Roraima, protagonizou um episódio tenso durante uma entrevista a um jornalista do SBT no Amazonas, nesta sexta-feira (10). O repórter Elias Pedroza o questionou sobre a cassação de seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em agosto, o que resultou em uma reação negativa do político.
Ao ser perguntado, o político desviou o tema para a questão do tratamento de água no Brasil. Diante da insistência do jornalista, um assessor do governador interveio, afirmando que o assunto não estava relacionado e retirando Denarium da frente do repórter.
“Agora eu perguntei pro senhor sobre o processo de cassação. Como o senhor vê esse processo?”, perguntou o repórter antes de ser interrompido. “Não é o assunto. Nós estamos discutindo outro assunto”, insistiu o assistente do político.
Repórter da TV Norte (SBT) tentando entrevistar o governador, mas é impedido pelo segurança.#RoraimaUrgente 1 BAND RORAIMA pic.twitter.com/3ZaHO6FmBt
— Victor SAT (@VictorSATHD) November 10, 2023
A situação escalou quando o jornalista questionou a permanência da secretária de Saúde de Roraima, Cecília Smith Lorenzon, que permanece no cargo apesar dos escândalos recentes na área: ela é investigada por suposto superfaturamento em contratos de compra de oxigênio.
Visivelmente irritado, o governador empurrou o microfone de Pedroza para baixo e chamou um “coronel” da segurança para afastar o jornalista, encerrando abruptamente a entrevista sem responder à última pergunta.
O incidente ocorreu em Manaus (AM), durante a assinatura do Pacto pela Governança da Água, evento que reuniu autoridades de outros estados da região Norte e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA).
Entenda a cassação:
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato do governador Antonio Denarium (PP) no dia 14 de agosto deste ano. A decisão ocorreu por distribuição de cestas básicas no período eleitoral de 2022. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permanecerá no posto até decisão superior.
O governador teve o mandato cassado por quatro votos e a presidente do TRE-RR, Elaine Bianchi, ainda determinou que ele deverá deixar o cargo para a realização de novas eleições assim que for publicado o acórdão do julgamento.
Quatro magistrados votaram a favor da cassação: os juízes Felipe Bouzada, relator do processo, a juíza Joana Sarmento, desembargadora Tânia Vasconcelos e a presidente da corte. Foram a favor de Denarium Ataliba de Albuquerque e Luiz Alberto, que se manifestou pela aplicação de uma multa.