Circula nas redes sociais um vídeo que mostra agentes Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, agredindo um homem desarmado.
Na gravação é possível ver os guardas chutando o homem, que já estava no chão. No registro, o homem que filma a agressão diz: “Tudo sendo filmado. Ninguém tá fazendo nada de errado”.
Veja o vídeo
GCMs de Embu (SP) foram flagrados espancando um homem desarmado e que não apresentava nenhum risco aos covardes policiais. pic.twitter.com/Lki5POHyDh
— Douglas Protázio (@douglasprotazio) May 29, 2022
O caso aconteceu poucos dias após agentes da Polícia Rodoviária Federal matarem um homem asfixiado com gás lacrimogênio dentro de uma viatura em Sergipe.
O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), disse que os dois agentes envolvidos na agressão foram afastados e que responderão a processo administrativo disciplinar.
“Chegou ao meu conhecimento um triste vídeo em que aparece dois guardas civis municipais agredindo um senhor com pontapés no parque Pirajussara. Esse não é o comportamento desejado por nós, nem tão pouco treinamos nossos GCMs para isso, temos oferecido uma capacitação contínua da corporação para que excessos como esses não aconteçam”, disse o prefeito em nota divulgada nas redes sociais.