O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que as universidades federais sejam repassadas para os estados e municípios. A declaração foi dada durante evento que discutia o Pacto Federativo durante a pandemia de coronavírus, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direto Público (IDP).
“Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vem cá, é Federal ou é Municipal? É o do Rio de Janeiro ou É Federal? É Federal que está no Rio de Janeiro? Ou assume a atribuição, assume o orçamento e vai embora com tudo, ou devolve tudo”, disse.
Ao falar sobre reforma administrativa e reforma tributária, disse ser um contrassenso a permanência das universidades federais sobre a guarda do Ministério da Educação. “Estamos redesenhando atribuições de estados e municípios. Não é só de recursos que estamos falando. Estamos falando de responsabilidades e atribuições. Há contrassensos”.
Presente no mesmo evento, o governador Flávio Dino rebateu a declaração. “Só é possível cuidar de filhos e netos cuidando de serviços públicos, cuidando de país, cuidando de universidade federal. Isso que é cuidar de filhos e netos e não ficar dizendo por aí que há despesismo irresponsável intergeracional”.
Veja:
Vocês chegaram a ver o tamanho do sacode que o @FlavioDino deu no Paulo Guedes? A Pisa foi tamanha que parecia o @DinoDebochado. pic.twitter.com/627Ne5HOIF
— Orlando Silva (@orlandosilva) October 15, 2020