Um homem ateou fogo em si mesmo na tarde de sexta-feira (19) perto do Tribunal do Sul de Manhattan, em Nova York, onde jurados estavam sendo escolhidos para o julgamento criminal do ex-presidente dos Estados Unidos Donald J. Trump.
O incidente ocorreu por volta das 13h35 local no Collect Pond Park, em frente ao Tribunal. Segundo o New York Times, testemunhas relataram que o homem se encharcou com um líquido inflamável e, em seguida, iniciou as chamas. A motivação da ação ainda não foi esclarecida.
O homem permaneceu de pé enquanto se encharcava com o líquido inflamável e segurava uma chama diante do peito. O desespero tomou conta das pessoas próximas quando perceberam suas intenções.
https://twitter.com/Metropoles/status/1781392466492399910
Pessoas que estavam no local correram em pânico enquanto o fogo se alastrava rapidamente. Mesmo a algumas centenas de metros de distância, o calor intenso podia ser sentido.
A polícia chegou em questão de minutos e tentou apagar o fogo. O homem, aparentemente vivo, foi rapidamente levado de ambulância para receber atendimento médico.
Testemunhas também relataram que o homem jogou panfletos no ar antes de se incendiar. A área onde ocorreu o incidente estava restrita a apoiadores de Trump.
Alguns desses informes faziam referência ao ex-presidente George W. Bush, ao ex-vice-presidente Al Gore e ao advogado David Boies, que representou Gore na recontagem das eleições presidenciais de 2000, mas o jornal estadunidense não especificou se seria de apoio ou crítica aos republicanos.