A indicada do presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, disse nesta quarta-feira (18) que as eleições no Brasil não serão em um momento fácil por causa dos comentários de Jair Bolsonaro (PL), mas que as instituições do país estão preparadas para confrontar pressões antidemocráticas.
“[O presidente Jair] Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas”, disse Bagley ao ser questionada sobre as eleições no Brasil durante sabatina.
“Ao longo de 30 anos, monitorei muitas eleições. E eu sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários [de Bolsonaro]”, disse a indicada.
“Mas apesar desses comentários, há uma base institucional. O que continuaremos a fazer é mostrar nossa confiança e nossa expectativa de que eles terão eleições livres e justas”, afirmou.
Veja o vídeo
Indicada de Biden para ser embaixadora dos EUA no Brasil diz que eleições serão livres e justas “apesar de comentários de Bolsonaro”.
“Quando um líder tenta minar as eleições, ele mina a democracia”, disse o presidente do Comitê de Relações Exteriores.
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/wBbkMOeEds
— Metrópoles (@Metropoles) May 18, 2022
Em seu discurso de abertura, a diplomata ainda falou sobre outro tema que é recorrentemente criticado no governo Bolsonaro e disse que terá como principal bandeira o combate ao desmatamento e aos crimes ambientais.
“Uma das minhas maiores prioridades será encorajar esforços para aumentar a ambição climática e reduzir dramaticamente o desmatamento, proteger os defensores [da floresta] e processar crimes ambientais e atos de violência correlatos”, afirmou.