VÍDEO – Jornalista desmente fake news de caixões sendo enviados para o RS

Atualizado em 12 de maio de 2024 às 20:16
A jornalista Talita Burbulhan. Foto: Reprodução/LinkedIn

Neste sábado (11), a jornalista Talita Burbulhan, especialista em checagem de fatos, analisou um vídeo que circula nas redes sociais mostrando um caminhão sendo carregado de caixões de madeira. O narrador do vídeo afirma que a carga está sendo destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A especialista analisou o nome da empresa grafada na lateral do caminhão e observou que se chamava “AKKOÇ Logistics”. Em uma busca na internet, ela achou o website da empresa, que tem sede na cidade de Ancara, na Turquia.

Talita resolveu enviar um e-mail para a empresa questionando se o carregamento de caixões tinha alguma relação com as mortes da tragédia no sul do país.

Vídeo falso dizia que carregamento de caixões tinha o RS como endereço. Foto: Reprodução

Enquanto aguardava a resposta, ela observou no vídeo uma van amarela com um telefone marcado em sua lataria. Ao pesquisar o número do telefone na web, ela encontrou um endereço em Ancara.

Talita resolveu pesquisar o endereço encontrado na ferramenta de GPS Maps. Na busca, ela achou o endereço turco e, no mesmo loca, encontrava-se uma van amarela semelhante à observada no vídeo.

A confirmação veio após a resposta da empresa por e-mail. Eles afirmaram que o carregamento não relação com o Brasil ou o Rio Grande do Sul. Na verdade, a filmagem ocorreu em fevereiro de 2023 após um terremoto no território turco.

Confira o vídeo:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link