O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que vai apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo comando da Casa Legislativa em 2025. Ele comunicou a decisão nesta terça (29) em coletiva de imprensa junto de líderes partidários na Residência Oficial da Câmara.
“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira.
Motta lançou sua candidatura em uma reunião da bancada do Republicanos após o anúncio de Lira. Ele despontou como favorito após Marcos Pereira (SP), seu correligionário, abrir mão de disputar o comando da Câmara.
CILADA:
Arthur Lira acaba de anunciar apoio ao nome de Hugo Motta para Presidência da Câmara.
Ele é do mesmo partido de TARCÍSIO e é considerado o pupilo de Eduardo Cunha.
Se o PT apoiar esse candidato,como está estudando fazer, estará dando um tiro no pé.
MOTTA NÃO !! pic.twitter.com/oSECJuqI6j
— Esquerda Libre ? (@EsquerdaLibre) October 29, 2024
O apoio ao deputado do Republicanos tem sido negociado ao menos desde setembro. O atual chefe da Casa vinha buscando um nome ideal para evitar rachas entre parlamentares, que estão divididos entre Motta, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA).
Motta acredita que contará com o apoio do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do PT, partido do presidente Lula, na disputa do ano que vem.
Elmar e Brito devem se reunir ainda nesta terça com a bancada do PT na Câmara, que ainda não anunciou apoio a nenhum candidato. O parlamentar do União Brasil, que era tido como favorito de Lira para o posto até metade de agosto, quer tentar manter sua influência política na Casa.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line