Neste sábado (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o protocolo durante seu discurso no evento “Florestas: Protegendo a Natureza para o Clima, Vidas e Subsistência”, realizado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28. O evento está ocorrendo em Dubai, cidade nos Emirados Árabes Unidos.
De maneira bastante emocionada, o petista revelou que tinha um discurso preparado, mas considerou mais apropriado ceder a palavra à ministra do Meio Ambiente Marina Silva naquele momento.
Ele expressou sua convicção de que, após 28 edições da COP, era hora de permitir que a floresta falasse por si mesma. Destacou a importância de ouvir alguém nascido na floresta e elogiou Marina, nascida e criada nesse ambiente, que se alfabetizou apenas aos 16 anos.
Antes de conceder a palavra à ministra, Lula aproveitou a oportunidade para reiterar seu apelo aos países ricos por investimentos destinados aos em desenvolvimento para combater o desmatamento. Ressaltou que é crucial não apenas evitar o desmatamento, mas também cuidar das florestas e das pessoas que nelas habitam, destacando a necessidade de apoio financeiro dos países desenvolvidos.
Marina, por sua vez, abordou as ações do governo para o meio ambiente, enfatizando que a diretriz para proteger a floresta vai além do comando e controle. Ela destacou a abordagem abrangente de desenvolvimento sustentável em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e cultural.
A atitude do presidente gerou elogios nas redes sociais. Diversos internautas mostraram-se orgulhosos com a ação altruísta do petista. O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), escreveu nas redes sociais que sente orgulho em ver a bandeira brasileira tão bem representada ao redor do mundo.
Confira o momento da emoção do presidente:
Dá orgulho demais ver nossa bandeira de volta ao lugar que ela merece estar. A participação de Lula e Marina na COP emocionou o mundo! pic.twitter.com/dyDN7yxda9
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) December 2, 2023