VÍDEO – Lula critica fake news bolsonarista sobre enchentes no RS: “Gente apostando na desgraça”

Atualizado em 7 de maio de 2024 às 11:19
Lula sobrevoando áreas atingidas pelas fortes no Rio Grande do Sul. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (7), aqueles que têm espalhado fake news sobre as ações do governo federal e de outras entidades diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul.

As intensas chuvas têm deixado um rastro de destruição no estado gaúcho. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, 90 pessoas perderam suas vidas, 132 estão desaparecidas, 361 ficaram feridas e 129.279 estão desalojadas. No total, 873.275 pessoas foram afetadas.

“Tem gente que não quer ajudar. Tem gente que está apostando na desgraça”, declarou durante o programa “Bom dia, presidente”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O petista ainda classificou como “canalha” o que chamou de indústria de mentiras.

“Um país com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news, eu diria até canalha, que vive deturpando falas e contando mentiras para a sociedade. Um país não pode ir pra frente desse jeito. É preciso que as pessoas tenham bom senso, que não sejam levianas. A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada”, afirmou.

O chefe do Executivo também usou sua fala para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relembrando que ele andava de jet ski enquanto o estado da Bahia enfrentava enchentes causadas por fortes chuvas, em 2022.

“Eu lembro quando teve a cheia na Bahia, em 2022. Eu lembro que o presidente da República estava passeando em um jet ski em Fernando de Noronha e não se preocupou. Eu lembrei esse caso para chamar a atenção para o seguinte: ainda tem muita fake news contando mentira sobre o Rio Grande do Sul, desmerecendo as pessoas que estão trabalhando”, afirmou Lula.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link