O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (7), aqueles que têm espalhado fake news sobre as ações do governo federal e de outras entidades diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul.
As intensas chuvas têm deixado um rastro de destruição no estado gaúcho. De acordo com a Defesa Civil, até o momento, 90 pessoas perderam suas vidas, 132 estão desaparecidas, 361 ficaram feridas e 129.279 estão desalojadas. No total, 873.275 pessoas foram afetadas.
“Tem gente que não quer ajudar. Tem gente que está apostando na desgraça”, declarou durante o programa “Bom dia, presidente”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O petista ainda classificou como “canalha” o que chamou de indústria de mentiras.
“Um país com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news, eu diria até canalha, que vive deturpando falas e contando mentiras para a sociedade. Um país não pode ir pra frente desse jeito. É preciso que as pessoas tenham bom senso, que não sejam levianas. A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada”, afirmou.
Presidente Lula se mostrou indignado com as fake news espalhadas pela extrema-direita sobre a tragédia no Rio Grande do Sul: "Um país que tem os seres humanos com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de Fake News mentirosa e CANALHA".pic.twitter.com/lmBJTIpvYn
— Lázaro Rosa ?? (@lazarorosa25) May 7, 2024
O chefe do Executivo também usou sua fala para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relembrando que ele andava de jet ski enquanto o estado da Bahia enfrentava enchentes causadas por fortes chuvas, em 2022.
“Eu lembro quando teve a cheia na Bahia, em 2022. Eu lembro que o presidente da República estava passeando em um jet ski em Fernando de Noronha e não se preocupou. Eu lembrei esse caso para chamar a atenção para o seguinte: ainda tem muita fake news contando mentira sobre o Rio Grande do Sul, desmerecendo as pessoas que estão trabalhando”, afirmou Lula.
Enquanto tem gente que desmerece a ação do governo em relação ao Rio Grande do Sul, Lula lembra do que de fato aconteceu: BOLSONARO NÃO SE IMPORTOU COM O POVO!
Enquanto uns falam, o nosso presidente FAZ! pic.twitter.com/nv8jEG67Io
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) May 7, 2024