VÍDEO – Lula defende taxação dos “super-ricos” e alfineta Elon Musk na OIT

Atualizado em 13 de junho de 2024 às 14:14
O presidente Lula durante discurso na Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quinta (13). Foto: Reprodução

O presidente Lula voltou a defender a taxação de fortunas dos “super-ricos” e afirmou que precisamos de uma “nova globalização de face humana”. A declaração ocorreu durante discurso na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.

Para o presidente, “a mão invisível do mercado só agrava a desigualdade” e, por isso, o governo está priorizando a proposta para taxar os “super-ricos” no G20, grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo e é presidido pelo Brasil até novembro deste ano.

“O Brasil está impulsionando a proposta de taxação dos super-ricos no debate do G20. Nunca antes o mundo teve tantos bilionários. Estamos falando de 3 mil pessoas que detêm quase 15 trilhões de dólares. Isso representa as somas dos PIBs do Japão, da Alemanha, da Índia e do Reino Unido. É mais do que se estima ser necessário para os países em desenvolvimento lidarem com a mudança climática”, afirmou Lula.

No discurso, o presidente disse que “a Justiça social e a luta contra as desigualdades são prioridades da presidência do Brasil no G20”.

O petista ainda chamou a concentração de renda de “absurda” e criticou o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e da empresa aeroespacial SpaceX. Sem citar o nome do empresário, ele afirmou:”Alguns indivíduos possuem seus próprios programas especiais, certamente tentando encontrar um planeta melhor do que a Terra para não ficar no meio dos trabalhadores que são responsáveis pela riqueza deles”.

“Não precisamos buscar soluções em Marte. É a Terra que precisa do nosso cuidado. Ela é a nossa casa, ela é o nosso orgulho”, completou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link