O presidente Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro “estava preparando um golpe” na data de sua diplomação como vencedor das eleições de 2022. Segundo o petista, bolsonaristas “foram pegos de surpresa”, já que ele alterou a data da cerimônia do dia 18 para 12 de dezembro.
A declaração ocorreu durante sua live semanal, “Conversa com o presidente”. Ele ainda zombou de Bolsonaro, dizendo que o ex-presidente “ficou nocauteado” após sua vitória nas eleições.
“A nossa vitória foi uma vitória tão maiúscula que ele ficou nocauteado, ele ficou dentro de casa um mês, porque não sabia o que fazer, porque a quantidade de dinheiro que eles jogaram durante o processo eleitoral, a quantidade de utilização da máquina pública para tentar evitar de perder as eleições foi de tamanha magnitude, que quando ele perdeu entrou em parafuso. Ele se trancou dentro de casa, ficou chorando, lamentava”, afirma.
Após vencer a disputa eleitoral, Lula poderia escolher a data de diplomação até o dia 19 de dezembro e escolheu, inicialmente, realizar o processo no dia 18. Com a movimentação de golpistas em acampamentos em frente a quartéis do Exército, no entanto, ele preferiu antecipar a data.
“Ele estava preparando um golpe. Um golpe que era pra ser no dia da minha diplomação. Como eu mudei a diplomação do dia 18 pro dia 12, foram pegos de surpresa. Mesmo assim, no dia 12, quando eu fui diplomado, fizeram aquele carnaval, enfrentaram a Polícia Federal, tocaram fogo em ônibus aqui no centro de Brasília, com a proteção da polícia. Eu estava no hotel e eu estava vendo tudo o que estava acontecendo”, prossegue.
No programa exibido nesta terça (31), o presidente ainda fez um balanço sobre o tempo que passou desde que venceu as eleições, em 30 de outubro de 2022. Para ele, o período “foi um ano glorioso para a democracia brasileira”.
“Ele [Bolsonaro] tava preparando um golpe que era pra ser no dia da minha diplomação” diz Lula
E ele está CORRETO!
Segue o fio ? pic.twitter.com/N1c0A7Hmq4
— abocadelobo ?? (@abocadelobo) October 31, 2023