O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “momento histórico” o encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (29).
“É um prazer te receber aqui outra vez. É difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivessem diálogos com a autoridade de um país amazônico e vizinho, com quem compartilhamos uma extensa fronteira de 2.200 km”, declarou o petista.
Maduro não visitava o Brasil desde 2015, quando esteve na posse do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
Com o retorno do PT à Presidência, Lula prometeu o retorno das relações com o país sul-americano. Oposicionistas ao governo criticam essa posição de reaproximação do Brasil com o governo venezuelano.
Em pronunciamento, Lula afirmou que a Venezuela é alvo de preconceito, mas que apesar disso as relações entre o Brasil e o país vizinho serão restabelecidas de forma plena. O petista destacou que durante a campanha para as eleições de 2022, adversários políticos diziam que o ‘Brasil ia virar uma Venezuela’.
“Você tem clareza de que preconceito contra a Venezuela é muito grande. Quantas críticas a gente sofreu aqui durante a campanha por ser amigo da Venezuela. Havia discursos e mais discursos e os adversários diziam ‘porque se Lula ganhar as eleições o Brasil vai virar uma Venezuela, uma Argentina, uma Cuba, quando na verdade o único sonho nosso era ser o Brasil mesmo”, disse Lula durante evento no Palácio do Planalto com o presidente venezuelano.
“A gente queria que o Brasil fosse melhor porque nós já fizemos isso uma vez e nós voltamos para fazer. Portanto, essa relação Maduro, essa volta da relação Brasil e Venezuela é plena”, declarou.
O presidente brasileiro afirmou, ainda, que a Venezuela precisa divulgar sua “narrativa” sobre a situação política e econômica do país para mudar as “narrativas” construídas por opositores no cenário internacional. Segundo Lula, “é efetivamente inexplicável um país ter 900 sanções porque o outro país não gosta dele”
“É preciso que você saiba a narrativa que se construiu contra a Venezuela, da antidemocracia, do autoritarismo. Eu acho que cabe a Venezuela mostrar a sua narrativa para que possa efetivamente fazer as pessoas mudarem de opinião. Eu vou em um lugar que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabe que a Venezuela tem problema da democracia. Então, é preciso que você construa a sua narrativa, eu acho que por tudo que nós conversamos a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você. É efetivamente inexplicável um país ter 900 sanções porque o outro país não gosta dele.
Maduro está Brasil desde domingo (28) para encontro com Lula. Os líderes tiveram uma reunião privada e falam com a imprensa.
Veja os vídeos:
Ao lado de Maduro, Lula diz que Venezuela sofre “preconceito”.
Presidente brasileiro afirmou que relações com o país vizinho serão restabelecidas de forma plena. pic.twitter.com/GkKatbsOy3
— Metrópoles (@Metropoles) May 29, 2023
Lula diz que Venezuela é vítima de “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.
Presidente brasileiro afirmou que cabe a Maduro mostrar sua narrativa para fazer as pessoas mudarem de opinião. pic.twitter.com/zE2ORxCEB0
— Metrópoles (@Metropoles) May 29, 2023