O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai conversar com Volodymyr Zelensky sobre os problemas que o presidente ucraniano deseja debater. A reunião está marcada para 16h desta quarta-feira (20), nos Estados Unidos.
Lula viajou para Nova York, onde fez um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (19). Além de seu encontro com Zelensky, o presidente brasileiro também terá uma reunião com Joe Biden no mesmo dia.
De acordo com o petista, o pedido para o encontro com Zelensky foi iniciado pelo governo ucraniano, e o Ministério das Relações Exteriores ofereceu duas opções de horários para a reunião entre os dois presidentes, com uma delas sendo aceita por Zelensky.
Quando perguntado sobre suas expectativas para o encontro com o líder ucraniano, Lula destacou que a conversa será entre “dois presidentes de países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões”. “Vou conversar sobre os problemas que ele [Zelensky] quer conversar comigo”, afirmou.
O presidente brasileiro também ressaltou que não tem expectativa para o encontro com o mandatário ucraniano. “Eles pediram e resolvemos atender”, disse Lula. Ele ainda afirmou que está mais interessado na reunião com Biden.
LULA, BIDEN E ZELENSKY | Nesta quarta, em Nova York, @LulaOficial irá anunciar, com @JoeBiden, uma iniciativa para a geração de empregos em tempos de digitalização e inteligência artificial. No mesmo dia, reúne-se com o presidente da Ucrânia.
Assista:
? @ricardostuckert pic.twitter.com/RU5HXuYcFW
— CanalGov (@canalgov) September 20, 2023
O encontro entre Lula e Zelensky será realizado a portas fechadas, sem acesso da imprensa. Eles nunca se reuniram pessoalmente até o momento. No entanto, os líderes do Brasil e da Ucrânia tiveram uma conversa por telefone em março.
Em maio, o líder ucraniano tentou um encontro com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou que conflitos de agenda impediram a reunião.