O comentarista Merval Pereira, da GloboNews, elogiou o discurso do presidente Lula na 78ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante o programa “Estúdio i”, ele disse que o pronunciamento do petista foi “perfeito”.
“Eu acho que o Lula fez um discurso perfeito”, afirmou, reclamando de diversos pontos do pronunciamento do petista, como o alinhamento à China e à Rússia e sua “incapacidade” de criticar os países. O comentarista ainda disse que “a realidade que o governo dele vive não é bem essa que ele mostrou ali”.
Com isso, ele se junta a Vera Magalhães, também antipetista, que elogiou o pronunciamento “belíssimo” de “um chefe de Estado”. Veja:
"Lula fez um discurso perfeito, com exceção dessa incapacidade de criticar a Rússia e o Putin. Só que a realidade que o governo dele vive não é bem essa que ele mostrou ali", avalia @mervalpereira.
➡ Assista ao @estudioi, com @AndreiaSadi: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews… pic.twitter.com/PYl1jxNKBB
— GloboNews (@GloboNews) September 19, 2023
O presidente discursou por cerca de 21 minutos nesta terça (19), durante a abertura do evento em Nova York, nos Estados Unidos. Entre os principais temas citados no pronunciamento do petista estão o combate à fome e às desigualdades, uma defesa do desenvolvimento sustentável e uma cobrança pelo apoio financeiro de países mais ricos na proteção do meio ambiente.
Ele foi o primeiro presidente a falar na abertura do evento, que reúne chefes de Estado e ministros dos países da ONU. Cabe ao Brasil, tradicionalmente, abrir os debates que são realizados anualmente em Nova York.
Lula é o presidente brasileiro que mais vezes discursou na ONU e retorna à Assembleia-Geral para sua oitava participação no encontro.