O presidente Lula homenageou o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips durante discurso no Palácio do Planalto. Na data em que o assassinato dos ativistas completou um ano, o petista lamentou o episódio e criticou a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Bruno e Dom mereciam e deveriam estar aqui hoje. Neste momento em que eles teriam o governo brasileiro como aliado e não como inimigo, ao contrário do que aconteceu nos últimos quatro anos. A melhor maneira de honrá-los é garantir que sua luta não tenha sido em vão”, afirmou Lula.
Eles foram assassinados em 5 de junho do ano passado durante viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, no Amazonas. A declaração do presidente ocorreu durante cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente.
LULA FALA SOBRE BRUNO E DOM | “Mereciam e deveriam estar aqui hoje. Nesse momento em que eles teriam o governo brasileiro como aliado e não como inimigo”, declarou @LulaOficial, no Palácio do Planalto, em cerimônia ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira: pic.twitter.com/m1MaCrUGhg
— CanalGov (@canalgov) June 5, 2023
Mais cedo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cumprimentou as viúvas de Bruno e Dom, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio, e homenageou os ativistas durante discurso. Segundo ela, os dois foram “barbaramente assassinados enquanto estavam defendendo a causa que o Estado é que deveria estar defendendo”.
Lula e Marina anunciaram medidas relacionadas ao Meio Ambiente durante o evento. Eles apresentaram o novo plano para enfrentar o desmatamento na Amazônia, que prevê o embargo imediato de metade da área desmatada ilegalmente no país.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link