Após uma série de comparações com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, o presidente Lula, de 78, desmentiu rumores sobre estar cansado, afirmando nesta sexta-feira (5) que mantém energia e vigor. O norte-americano tem enfrentado pressão para desistir da reeleição após um desempenho fraco em debate contra Donald Trump.
“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que tenho 78 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa”, disse o petista.
“Todo que acham que eu estou cansado eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato. Se ele aguentar levantar às 5 horas da manhã e dormir meia-noite todo o dia, aí pode dizer que eu estou cansado”, desafiou Lula. Veja:
Lula rechaça comparações com Joe Biden. “Todos que acham que eu estou cansado, eu convido a fazer uma agenda comigo”.
“Eu quero ver quem fala que eu tô cansado, que está sentado com a bunda na cadeira escrevendo, se tem coragem de levantar e ir pra rua pra andar”, afirmou o… pic.twitter.com/TwpfjUZSsc
— Metrópoles (@Metropoles) July 5, 2024
A declaração foi feita em São Paulo, durante a inauguração do novo prédio da Unifesp, em Osasco. Lula ressaltou a importância da responsabilidade fiscal, destacando que sua administração está comprometida com a manutenção da economia. “No meu governo, [a economia] não vai quebrar porque nós temos responsabilidade de cuidar deste país”, afirmou.
Nas últimas semanas, o dólar registrou altas sucessivas, e, de acordo com economistas, a desvalorização do real passa por declarações de Lula criticando o Banco Central e abordando a necessidade de cortes de despesas.
Nesta semana, a cotação do dólar caiu após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar cortes de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias, conforme determinação de Lula para cumprir o novo arcabouço fiscal.
O presidente também criticou a repercussão de suas declarações na imprensa e reafirmou seu compromisso com políticas sociais e responsabilidade fiscal. “Portanto, não adianta tentar atrapalhar a minha vida, não adianta tentar prejudicar o Haddad, prejudicar o Camilo, sabe, por quê? Porque eu tenho consciência que eu não sou eu. Eu sou vocês. Isso que dá força para gente consertar esse país”, declarou.