VÍDEO – Lula participa de romaria fluvial do Círio de Nazaré em Belém (PA)

Atualizado em 12 de outubro de 2024 às 9:39
Lula com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Romaria Fluvial do Círio de Nazaré. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, neste fim de semana, das principais procissões do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O evento, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reúne mais de 3 milhões de pessoas nas ruas da capital paraense. Lula estará presente nas três principais romarias: Romaria Fluvial, Trasladação e o Círio de Nazaré, que ocorre no domingo (13).

A primeira procissão com a presença do presidente é a Romaria Fluvial, neste sábado (12), às 9h. Lula acompanha a peregrinação no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, que transportará a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A romaria percorre um trajeto de 18,5 km (10 milhas marítimas) pelos rios da região e dura cerca de 2 horas e 30 minutos. Mais de 50 mil pessoas participam dessa procissão, distribuídas em mais de 200 embarcações de diferentes tamanhos, que seguem a embarcação principal.

A Romaria Fluvial foi realizada pela primeira vez em 1986 e se tornou um momento tradicional no calendário do Círio de Nazaré. A Imagem Peregrina, transportada no navio da Marinha, é recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar na Praça Pedro Teixeira, um protocolo que se repete desde 1999, com base na Lei Estadual nº 4.371, que proclamou Nossa Senhora de Nazaré como padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.

Mais tarde, às 21h30, Lula estará no palanque do Governo do Estado, na Estação das Docas, para acompanhar a Trasladação, outra procissão histórica do Círio. Este evento noturno atrai mais de 1,5 milhão de fiéis e percorre o mesmo trajeto do Círio de Nazaré, mas em sentido inverso.

A Trasladação, como é realizada hoje, existe desde 1988, quando o percurso foi alterado para seguir até a Catedral da Sé pela Avenida Nazaré. Antes dessa mudança, a procissão passava pela Avenida Governador José Malcher, que centralizava o trajeto.

Originalmente, a Trasladação foi organizada em 1793, conduzida pelo então Governador Francisco de Souza Coutinho e pelo Capelão do Palácio, padre José Roiz de Moura. Eles levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma breve procissão da Matriz até o Palácio.

O evento noturno, de clima ameno, sempre atraiu muitos fiéis, especialmente as senhoras de mais idade, que seguiam a procissão na corda, um dos símbolos da devoção popular.

No domingo (13), o presidente Lula acompanhará a principal e mais tradicional das procissões, o Círio de Nazaré, que dá nome a toda a festividade. O Círio é realizado no segundo domingo de outubro desde 1901, uma tradição que começou em 1793. Na época, o primeiro Círio partiu do Palácio do Governo e seguiu pelas ruas de Belém. O trajeto inicial foi mantido até 1881, quando o percurso passou por modificações até chegar ao formato atual.

A Imagem Peregrina que participa dessas procissões é uma réplica da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada há mais de 300 anos pelo caboclo Plácido. A Imagem original é mantida sob cuidados devido ao seu valor histórico e religioso.

Esta será a segunda visita do presidente Lula ao Pará em 2023. Ele chegou à capital paraense na noite de sexta-feira (11), após cumprir agenda em Fortaleza, no Ceará. A presença de Lula no Círio de Nazaré marca sua participação em um dos maiores eventos religiosos do país, que, além do significado espiritual, movimenta a economia e o turismo de Belém, atraindo devotos de todo o Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line