O presidente Lula inaugurou a construção de um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas no norte da capital fluminense, e sugeriu que os jornais da região usem o episódio para criar uma manchete otimista.
O petista pediu uma “edição especial” para as capas dos jornais O Globo, Extra e O Dia e até sugeriu o título: “Dia 7 de fevereiro foi o dia da educação no Complexo do Alemão”.
“Não foi um delegado ou capitão da polícia que veio anunciar quantidade de mortos no Complexo do Alemão. Hoje, o governo federal e o governo municipal vieram aqui dizer: ‘Quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação'”, afirmou o mandatário.
Presidente Lula pediu uma capa especial para os jornais O Globo, Extra e O Dia: "Não foi um delegado ou capitão de polícia que veio anunciar quantidade de mortos. Quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação".pic.twitter.com/U1rCfYiY3v
— Lázaro Rosa ?? (@lazarorosa25) February 7, 2024
A obra inaugurada pelo petista nesta quarta tem previsão de conclusão para dezembro de 2025. O espaço para a construção foi doado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e o campus deve receber até 1,4 mil estudantes.
A previsão de investimento é de R$ 15 milhões e a obra faz parte do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC), que tem como objetivo construir outras 100 unidades de institutos federal, com valor estimado em R$ 3,9 bilhões.
Também participaram da cerimônia de hoje o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.