Com bandeiras, faixas e cartazes, milhares de pessoas participaram, nesta quinta-feira (12), de manifestações de apoio aos palestinos na França, apesar de as autoridades as terem proibido por temerem “distúrbios públicos” em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hamas.
Em Paris, as forças de segurança dispersaram os manifestantes da Praça da República com gás lacrimogêneo e canhões d’água, conforme constatado pela AFP. Segundo a polícia, dez pessoas foram detidas entre as três mil presentes.
O Ministro do Interior, Gérald Darmanin, havia proibido as “manifestações pró-palestinas” em todo o país, considerando-as “suscetíveis de provocar distúrbios públicos” após o ataque perpetrado pelo Hamas no sábado em Israel.
Na capital francesa, os manifestantes gritavam “Palestina vencerá” e “Israel assassino”, enquanto agitavam bandeiras palestinas. A frase “Free Palestine” (Palestina Livre) foi pintada no monumento da praça.
Veja o vídeo dos manifestantes franceses:
Manifestação de solidariedade à Palestina em Paris.
Macron proibiu o evento, mas os franceses estão lá, dizendo "Somos todos palestinos!" https://t.co/0HquiKcQR7
— Rita Machadø ?? (@nesimachado) October 12, 2023
?? Polícia utiliza canhões de água para encerrar manifestação pró-Palestina na França.
Nesta quinta, o governo de Emmanuel Macron proibiu manifestações pró-Palestina no país. Segundo o ministro do Interior, elas “são propensas a gerar tumultos”. pic.twitter.com/afKBX9qSKr
— Eixo Político (@eixopolitico) October 12, 2023
?? AGORA: Polícia dispersa manifestantes após França proibir manifestações pró-Palestina no país. pic.twitter.com/GwFbRlyCkU
— Eixo Político (@eixopolitico) October 12, 2023
?? Após a França proibir manifestações pró-Palestina, policiais exigem a evacuação de manifestantes da Place de la République, em Paris.
Eles sinalizam que os manifestantes que permanecerem no local podem ser multados ou presos.pic.twitter.com/Xam2VKMhzO
— Eixo Político (@eixopolitico) October 12, 2023