VÍDEO – Maria Beltrão, da GloboNews, diz que Lula “não é inocente” e advogado desmonta a falácia

Atualizado em 29 de abril de 2022 às 8:35
Maria Beltrão na GloboNews

Em entrevista ao DCM TV, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, contrariou a apresentadora da GloboNews Maria Beltrão após ela afirmar que o ex-presidente Lula “não é inocente”.

Ontem, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro a respeito dos processos contra o petista. O órgão também concluiu que os direitos políticos do petista foram violados nas eleições de 2018 e que o vazamento de conversas dele com a família foi abusivo.

No entanto, para Maria, que reproduz a opinião da Rede Globo em si, “não é porque Moro foi considerado parcial que o ex-presidente Lula automaticamente é inocente”. Ela defendeu que “é bom separar as coisas”.

“No Brasil, quem não é culpado é inocente”, diz Marco Aurélio

O advogado desmontou a falácia, também dita frequentemente por Moro, sobre a não inocência do petista. “No Brasil, quem não é culpado é inocente. A presunção é de inocência, não de culpabilidade”, esclareceu ele.

“Moro comete um erro que nem um estudante de primeiro mês em uma faculdade de Direito cometeria. A presunção sempre vai ser de inocência. Se não foi formada a culpa da forma como ela deveria ser, seguramente o sujeito permanece inocente. Essa é uma premissa básica para qualquer iniciante nos estudos jurídicos.”

Assista:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link