Nesta quinta-feira (5), durante a sexta edição do Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo (Mifas), que está sendo realizado pela primeira vez no Brasil, os médicos que foram brutalmente assassinados no Rio de Janeiro, além do quarto profissional que ficou ferido no ataque, receberam homenagens em um emocionante momento de respeito e solidariedade.
Um dos organizadores do evento, com a voz embargada, expressou a tristeza e a consternação em nome de diversas instituições: “Não há palavras que possam expressar a minha tristeza, o que eu sinto. Em meu nome, em nome do Mifas, em nome da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Pé (ABTPé). Gostaríamos de transmitir nossas condolências às famílias e amigos”.
As vítimas haviam viajado ao Rio de Janeiro para participar do prestigiado evento, que reúne especialistas renomados de todo o mundo, incluindo França, Reino Unido, Chile, Estados Unidos, Espanha e Países Baixos. Daniel Sonnewend Proença, foi o único sobrevivente. Enquanto Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida morreram no local.
O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) expressou sua consternação em nota e estendeu condolências às famílias e amigos dos médicos que perderam a vida tragicamente.
A investigação sobre o ocorrido continua, inclusive considerando a hipótese de que os médicos seriam vítimas por engano, uma vez que um deles é parecido com um miliciano investigado pela Justiça do Rio. A Polícia Civil do Rio de Janeiro acredita que se tratou de uma execução, uma vez que nada foi levado e os criminosos abriram fogo sem qualquer aviso. Imagens de câmeras de segurança do local registram o momento terrível em que os médicos foram atacados por três criminosos.
A Polícia Federal também está envolvida nas investigações, devido ao fato de Diego, uma das vítimas, ser irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link