Câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto flagraram uma tropa de militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) descansando no Anexo I do edifício enquanto bolsonaristas ocupavam outras áreas do prédio principal, no dia 8 de janeiro.
As novas imagens foram disponibilizadas pelo próprio gabinete por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Nas gravações, é possível ver os militares conversando, mexendo nos celulares e rindo no saguão do anexo por quase uma hora.
De acordo com os vídeos, o clima era de descontração. Por volta de 16h25 daquele dia, momento em que os simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já haviam invadido o prédio principal, alguns militares se sentam e deixam os capacetes em cima da mesa e os escudos escorados na parede.
Às 16h35, militares da Força Nacional passam pelo local com pressa, acompanhados de cães farejadores. No entanto, os homens do GSI não fazem nada e só saem do saguão às 17h15. As imagens sugerem que eles seguiram orientações de um superior que havia chegado ao local com caixas.
Segundo informações do jornal O Globo, as imagens fazem parte de mais de 500 horas de gravações do circuito interno do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro. Vale destacar que, ao todo, são mais de 4 mil horas de gravação divulgadas após decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Assista abaixo:
https://twitter.com/rockpben/status/1650437083616489473