O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou estar “reconfortado” com um “momento socialista” durante votação nesta quarta (12). O magistrado brincou que é chamado de “único comunista” da Corte.
“Aproveitando, ministro Edson Fachin, esse momento socialista do plenário, eu, depois de muito tempo sendo chamado de o único comunista da Corte, hoje me sinto reconfortado com esse momento socialista do Supremo Tribunal Federal”, afirmou Moraes.
A fala ocorreu após o ministro Flávio Dino, que já disse ser “comunista, graças a Deus”, brincar que uma proposta de Luís Roberto Barroso era “bem socialista”. Eles julgavam o aumento da correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o presidente da Corte propôs que o ganho precisa ser no mínimo igual ao da poupança.
Após a declaração de Moraes, os demais ministros entraram na brincadeira e Fachin afirmou: “Estamos aqui vendo e ouvindo padres em diferentes papéis invertidos rezarem missas inusitadas”. Dino, por sua vez, afirmou que “continua na ideologia da libertação”.
Os ministros da Corte decidiram, neste julgamento, que a correção das contas do FGTS deve garantir ao menos a reposição da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O ajuste será aplicado na conta a partir da data de publicação da ata do julgamento, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A Corte julgava a legalidade do uso da Taxa Referencial (TR) para a correção das contas do STF após uma ação protocolada pelo partido Solidariedade, que argumentou que essa taxa possui rendimento próximo de zero por ano e não remunera adequadamente os correntistas.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link