O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou a luta entre Arcelino Popó e Kleber Bambam durante discurso sobre a defesa da democracia e a regulamentação das redes sociais. O magistrado defendeu que não podemos “baixar a guarda” como o ex-BBB.
“Nós não podemos nos enganar. Nós não podemos baixar a guarda… Não podemos dar uma de Bambam contra Popó, que durou 36 segundos. Nós temos que ficar alertas e fortalecer a democracia. Fortalecer as instituições e regulamentar o que precisa ser regulamentado”, afirmou o magistrado.
A declaração ocorreu durante palestra na abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP (Universidade de São Paulo). Em seu discurso, o ministro ainda afirmou que a sociedade não pode “cair no discurso fácil de que regulamentar as redes é atacar liberdade de expressão”.
Relator do inquérito das fake news, que investiga a divulgação de notícias falsas, denunciações caluniosas e discursos de ódio, o magistrado mostrou um panorama de ataques digitais de grupos extremistas às democracias de vários países.
O episódio citado pelo magistrado, a luta entre Bambam e Popó, ocorreu neste domingo (25). O pugilista, que foi desafiado, e o influenciador participaram do evento Fight Music Show 4, em São Paulo.
Após uma entrada chamativa, Bambam, que é fisiculturista, influenciador e ex-BBB, foi nocauteado em apenas 36 segundos. Veja:
Um exemplo ao vivo do efeito Dunning-Kruger*: o profissional Popó aceitou o desafio do marombeiro Bambam e em 33 segundos atropelou o bodybuilder.
*O efeito Dunning-Kruger é o viés cognitivo pelo qual pessoas com baixa habilidade em uma tarefa superestimam sua habilidade. pic.twitter.com/oAhGujhmPK
— Flávio Costa (@flaviocostaf) February 25, 2024